MANUTENÇAO MAQUINA RETA

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MAQUINAS RETA

 

 CONSERTAMOS TODO TIPO DE MAQUINA DE COSTURA E BORDADO F:011-3228-9608

 

MECANICA DE MAQUINAS DE COSTURA INDUSTRIAL

MAQUINAS RETA E ZIG ZAG.

AS MÁQUINAS RETAS E ZIG ZAG, GERALMENTE TEM UM MESMO SISTEMA DE COSTURA.
SÃO MÁQUINAS QUE COSTURAM COM PONTO FIXO, TEM CAIXA DE BOBINA, BOBINA, LAÇADEIRA ETC..
QUAIS SÃO AS REGULAGENS E OS DEFEITOS MAIS FREQUENTES NESTAS MÁQUINAS?
EU COMO MECÂNICO HÁ MAIS DE 8 ANOS POSSO DIZER ALGUNS:
-LAÇADEIRA DESREGULADA: ( a máquina não costura, ou quebra agulhas, ou amassa a caixa de bobina entre outros)
-DEFEITOS DE PONTO ( pontos frouxos ou apertados em demasia, com "bolinhas por baixo" entre outros)
-MÁQUINA QUE NÃO PUXA A COSTURA( dentes muito baixos, ou gastos, chapa amassada ou quebrada.....)

SEMPRE LEMBREM-SE DE VERIFICAR O NIVEL DE OLEO DA MAQUINA.
ISSO É DE EXTREMA IMPORTANCIA, SENÃO A MAQUINA PODERÁ TRAVAR.
SE TRAVAR, PODE DAR MUITO TRABALHO O PROCESSO DE DESTRAVAMENTO.

SÃO MUITOS OS DEFEITOS QUE UMA MÁQUINA RETA PODE APRESENTAR, PORTANTO FALAREI AGORA DE CADA UM DELES:

O QUE FAZER QUANDO UMA MÁQUINA RETA........

NÃO ESTIVER PUXANDO A COSTURA.
QUANDO A MÁQUINA NÃO PUXA A COSTURA, FICA PATINANDO, COM AQUELES PONTOS MUITO PEQUENOS PODE SER MUITOS FATORES
A PRIMEIRA COISA A FAZER É TIRAR A CHAPA E LIMPAR ENTRE OS DENTES COM AJUDA DE UMA PINÇA, POIS ALI SE ACUMULAM SUJEIRA QUE COM O TEMPO SE TRANSFORMAM EM CALÇOS ENTRE A CHAPA E O DENTE, OCASIONANDO FREQUENTES QUEBRAS DA CHAPA.
ASSIM QUE O DENTE ESTIVER LIMPO VERIFIQUE A ALTURA DO DENTE SOBRE A CHAPA .
ESSA ALTURA DEVE SER DE +OU- 2 MILÍMETROS. SE O DENTE FICAR MUITO ALTO ACONTECE DA MAQUINA FICAR INDO PARA FRENTE E VOLTANDO PARA TRÁS. A REGULAGEM DA ALTURA DO DENTE É FEITA ATRAVÉS DE UM PARAFUSO QUE FICA POR BAIXO DA MAQUINA PERTO DO DENTE.A FIGURA MOSTRA A POSIÇÃO DESTE PARAFUSO:

SE FICAR MUITO BAIXO ACONTECE DA MAQUINA NÃO PUXAR.
O DENTE PARA COURO OU MATERIAL PESADO DEVE SER AJUSTADO EM 1,15-1,25MM MAIS ALTO DO QUE A CHAPA DA AGULHA. MATERIAL MEIO PESADO 0,8-0,9MM. MATERIAL LEVE 0,7-0,8MM.
VERIFICANDO ASSIM QUE ESSA ALTURA ESTÁ OK E A MAQUINA CONTINUA A NÃO PUXAR VERIFIQUE A PRESSÃO DO CALCADOR. ESTA PRESSÃO NÃO PODE SER MUITO FROUXA NEM MUITO FRACA.
DEPENDE MUITO DE QUE TECIDO ESTEJA COSTURANDO. SE FOR TECIDOS FINOS ESTA PRESSÃO DEVE SER POUCA E OS DENTES BEM BAIXOS PARA NÃO ENRUGAR O TECIDO NA HORA DA COSTURA.
SE FOR TECIDO MAIS GROSSO, ESTA PRESSÃO DEVE SER MAIOR E A ALTURA DOS DENTES MAIOR TAMBÉM.
A REGULAGEM DA PRESSÃO DO CALCADOR É FEITA EM UM PARAFUSO EM CIMA DA BARRA, CONFORME INDICA A SETA NESTA FOTO. LEMBRANDO QUE NA MAIORIA DAS MÁQUINAS ESTA REGULAGEM FICA SEMPRE NO MESMO LUGAR.


OUTRO FATOR A SE OBSERVAR É O TAMANHO DO PONTO. TALVEZ A MAQUINA NÃO ESTÁ PUXANDO PORQUE ESTÁ COM O PONTO PEQUENO.
GIRE A RODA QUE MODIFICA O TAMANHO DO PONTO E VEJA SE VAI ALTERAR ALGUMA COISA.
SE GIRAR NO SENTIDO HORÁRIO VAI DIMINUIR O TAMANHO; SE GIRAR NO SENTIDO ANTI HORÁRIO VAI AUMENTAR O PONTO
OBSERVE A FIGURA E VEJA ONDE É A RODA QUE MODIFICA O TAMANHO DO PONTO

CASO VC GIRE A RODA E FAZER BARULHOS NA CHAPA, É PORQUE VC DEVE REGULAR A POSIÇÃO DO DENTE NA CHAPA. NÃO É REGULAR A ALTURA, E SIM A POSIÇÃO DO DENTE. ISSO SE FAZ SOLTANDO UM PARAFUSO QUE FICA DEBAIXO DA MÁQUINA E ALINHANDO O DENTE PARA QUE ESSE NÃO FIQUE BATENDO CONTRA A CHAPA.
ESSE PARAFUSO SE ENCONTRA CONFORME A FIGURA INDICA , POR DEBAIXO DA MAQUINA;

EXISTEM DIVERSOS MODELOS DE DENTES E CHAPAS E CALCADORES, CADA UM INDICADO PARA UM TIPO DE COSTURA E DE TECIDO.
EXISTEM TAMBÉM DIVERSOS APARELHOS QUE VISAM FACILITAR A COSTURA COMO APARELHOS PARA BAINHA, PARA ELASTICO ETC...
ENTÃO LEMBRE-SE SEMPRE/;
CASO A MAQUINA NÃO ESTEJA PUXANDO PODE SER SUJEIRA, ALTURA E POSIÇÃO DOS DENTES, PRESSÃO DO CALCADOR,TAMANHO DO PONTO OU ALGUMA PEÇA QUEBRADA.
LEMBRE-SE QUE SEMPRE AO TROCAR A AGULHA GROSSA POR UMA AGULHA MAIS FINA É PRECISO REGULAR A LAÇADEIRA, PORQUE PODERÁ DANIFICAR O BICO DA LAÇADEIRA.
AGULHAS GROSSAS EM CHAPAS DE FURO FINO NÃO DÁ CERTO; A AGULHA ACABA DANIFICANDO A CHAPA O QUE RESULTARÁ EM FREQUENTES QUEBRAS DE LINHA E QUEBRAS DE PONTA DE AGULHA.
SE A MAQUINA TRABALHA COM AGULHAS DE CABO GROSSO (DP5 OU DP17) NÃO TENTE COLOCAR AGULHAS
DE CABO FINO(DB1 OU DB95) POIS ISSO PODE DEIXÁ-LA SOLTA OCASIONANDO SUA QUEBRA OU FALHAS DE PONTO.
SEGUE ABAIXO ALGUMAS UTILIZAÇÕES DE AGULHA;
MAQUINA RETA AGULHA DB1 OU DB95
TRAVETI DP5 OU DP17
MAQUINAS DE 12 AGULHAS UO113
FECHADEIRAS E MAQUINAS DE CÓS UY113 OU TV5
EXISTEM MUITO MAIS TIPOS DE AGULHA. ESTE É APENAS UM EXEMPLO, POIS ESTE CURSO É PARA MAQUINAS RETA.


VAMOS FALAR AGORA DA LAÇADEIRA

A LAÇADEIRA COMO SEU PRÓPRIO NOME DIZ É UMA PEÇA QUE FAZ A LAÇADA DO PONTO, FAZENDO COM QUE A MAQUINA COSTURE.
EXISTEM MAQUINAS RETAS COM LAÇADEIRAS GRANDES E LAÇADEIRAS PEQUENAS.
O QUE MUDA É SOMENTE O TAMANHO, PORQUE O MODO DE COSTURAR, ( A MECÂNICA) É O MESMO.
SEGUE FOTO DE UMA LAÇADEIRA;
]
QUANDO A LAÇADEIRA ESTÁ DESREGULADA, PODE HAVER MUITA QUEBRA DE LINHA, AMASSA AS PONTAS DA AGULHA,OU ATÉ MESMO QUEBRAR A AGULHA . E PODE TAMBÉM NÃO COSTURAR NADA, ISSO SE A LAÇADEIRA ESTIVER TOTALMENTE FORA DO LUGAR.
O AJUSTE DA LAÇADEIRA É UMA COISA MUITO DELICADA;

A CORRETA REGULAGEM DA LAÇADEIRA DEVE SER FEITA ASSIM;
-COLOQUE UMA AGULHA NOVA E CERTIFIQUE QUE É A AGULHA CORRETA
-GIRE O VOLANTE DA MAQUINA E OBSERVE A DESCIDA DA AGULHA. QUANDO A AGULHA ESTIVER SUBINDO , A PONTA DA LAÇADEIRA DEVE ESTAR NO MEIO DA CAVA DA AGULHA DEIXANDO UM ESPAÇO DE 0,04MM A 0,1MM. É UM ESPAÇO DA ESPESSURA DE UMA FOLHA DE PAPEL. ENTÃO LEMBRE-SE:A AGULHA VAI PARA BAIXO E QUANDO ELA ESTIVER SUBINDO A PONTA DA LAÇADEIRA DEVE ESTAR PASSANDO PELO MEIO DA CAVA DA AGULHA.ASSIM QUE ESTIVER NO LUGAR , APERTE BASTANTE OS PARAFUSOS DE FIXAÇÃO DA LAÇADEIRA.LEMBRE-SE QUE PARAFUSOS DE MAQUINA DE COSTURA POR SEREM MUITO PEQUENOS, NÃO DEVEM SER APERTADOS EM DEMASIA, PORQUE ESPANAM OU QUEBRAM. MAS OS PARAFUSOS DA LAÇADEIRA DEVEM SER BASTANTE APERTADOS, POIS SÃO PARAFUSOS DE AÇO PROJETADOS PARA SEREM MUITO APERTADOS.
- SE O ESPAÇO DEIXADO ENTRE A CAVA DA AGULHA E A PONTA DA LAÇADEIRA FOR MUITO PEQUENO, OCORRERÁ MUITO ATRITO E CONSEQUENTEMENTE PODERÁ OCORRER QUEBRA DA PONTA DA AGULHA(AGULHA ROMBUDA) OU QUEBRA DO BICO DA LAÇADEIRA.
-SE O ESPAÇO FOR MUITO GRANDE OCORRERÁ FALHA DOS PONTOS. PORTANTO ESTE ESPAÇO DEVE SER MUITO BEM EXAMINADO ANTES DO APERTO FINAL DOS PARAFUSOS.

ABAIXO, SEGUE ALGUMAS DICAS A SEREM OBSERVADAS:

QUANDO OCORRE FREQUENTE QUEBRA DA AGULHA

a) Agulha com tamanho impróprio para o tipo de linha ou do tecido.
b) Agulha empenada.
c) Calcador descentralizado em relação a agulha.
d) Má colocação da caixa da bobina.
e) Agulha muito fina para o material.
f) Contato da agulha com outras peças.
g) Necessidade de puxar o material com a mão durante a costura.
h) Alimentação fora de sincronismo.
i) A máquina topa em costuras sobrepostas.
j) Mal ajustamento ou uso errado dos acessórios.

COMO CORRIGIR

a) Trocar a agulha por uma agulha adequada.
b) Trocar a agulha.
c) Centralizar corretamente o calcador.
d) Colocar a caixa da bobina corretamente.
e) Trocar por agulha adequada.
f) Verificar e chapa da agulha e a lançadeira.
g) Verificar o sistema de alimentação, e demonstrar a operadora.
h) Sincronizar.
i) Use a velocidade adequada.
j) Ajustar ou trocar por acessórios adequados.

Quando ocorre ponto frouxo e falha de ponto
SEMPRE QUE O PONTO ESTIVER SOBRANDO MUITA LINHA POR BAIXO, VERIFIQUE PRIMEIRO A TRAVA DO ESPIRAL SE NÃO ESTÁ MUITO JUSTA.

Ponto frouxo ou embaraçado:

a) Pouca tensão na linha superior ou inferio
b) Ranhuras nos discos de tensão.
c) Sujeira entre os discos de tensão.
d) Mola oscilante do conjunto de tensão quebrada ou uni ajustada.
e) Interferência livre rotação da bobina.
f) O gatilho da caixa da bobina solto.
g) Enchimento da bobina irregular.
h) Lançadeira sem lubrificação.

Correção

a) Regular a tensão corretamente.
b) Trocar os discos.
e) Limpar o conjunto de tensão.
d) Trocar ou ajustar a nula.
e) Verificar a bobina e sua caixa, ou trocá-la.
E) Colocar a caixa da bobina corretamente.
g) Regular o enchimento da bobina por igual.
h) Lubrificar a lançadeira

QUANDO OCORRE FALHAS DE PONTO

a) A tensão superior tem muita pressão.
b) O movimento da mola oscilante muito alto.
c) Agulha empenada.
d) Algum defeito na formação da laçada.
e) Agulha em falsa posição, outro tipo, ou muito fina.
f) Sujeira na lançadeira, na bobina, ou nas suas áreas.
g) Linha não enfiada em todas as passagens.
h) Existe flanagem do tecido.
i) A chapa da agulha mio combina com a agulha.
j) A barra da agulha esta empenada.
k) A linha da agulha está muito elástica.
l) Falta de sincronização da agulha com a lançadeira.
m) Agulha desviada pelo calcador.
n) A chapa da agulha com flexão para baixo.

Correção

a) Dar tensão correta.
b) Ajustar a mola oscilante.
c) Trocar a agulha.
d) Verificar a formação da laçada.
e) Verificar a agulha e enfiá-la corretamente.
f) Limpar a lançadeira, a caixa da bobina e a bobina.
g) Enfiar a linha corretamente.
h) Aumentar a pressão do calcador.
i) Combinar a agulha com a chapa da agulha corretamente.
j) Trocar a barra da agulha.
k) Trocar por linha adequada.
l) Ajuste a sincronização.
m) Ajustar o calcador.
n) Retificar a chapa da agulha.


Dificuldades Comuns na Costura

A quebra da linha da agulha pode originar-se de um grande número de causas. A primeira coisa que se tem verificar e se a linha passa livremente desde o cone, ou carretel, corrigindo-se qualquer condição que possa fazer com que a linha se detenha, tais como, superfícies ásperas sobre as quais tenha ela de passar, nos e voltas duplas ao redor dos guias.
Também se deve verificar se as máquinas esta corretamente enfiadas, revisando-se todos os guias da linha, os dispositivos de tensão e o estica-linha.

Finalmente, o enfiamento da agulha deve ser verificado para se ter certeza de que a agulha está colocada corretamente na barra da agulha, que a agulha não esta empenada, que seu furo e suas ranhuras, não tam entalhes ou bordas cortantes, e que a ponta da agulha esta perfeita.

Para evitar todas essas condições, abaixa-se o cavador sobre a chapa da agulha e puxa-se a linha da agulha através do furo da agulha. Se a linha passar suavemente, sem quebrar, presume-se que a causa da quebra da linha esteja em outra parte qualquer.

Depois de se assegurar de que as condições acima estão em devida ordem, a chapa da agulha devera ser examinada para ser verificado se a mesma não tem bordas cortantes no orifício por onde entra a agulha, especialmente do lado inferior. A lançadeira e a caixa da bobina devem ser examinadas para ser verificado se IS pontas aguçadas ou rebarbas que possam ter sido causadas por quebras anteriores de agulha, ou se por ajuste incorreto a agulha tenha sido colocada muito perto da lançadeira, ou ainda, por qualquer descuido da operadora ao manejar o trabalho.

Uma lançadeira auto usada deve ser examinada cuidadosamente no que diz respeito à possíveis bordas ásperas ou afiadas em volta do rebaixo condutor da linha.

Além disso, a passagem da linha no posicionador do suporte da caixa no próprio suporte, deve ser polida, como também o suporte da caixa o posicionador não devem estar eniasiadamnente juntos.

SEGUE ALGUMAS DICAS PARA VC QUE QUER SE TORNAR UM FUTURO EXCELENTE MECÂNICO
Lista de controle da manutenção para o mecânico

Esta lista é usada pelo mecânico para examinar a manutenção das máquinas de costura:

1-A tensão está limpa - não há sujeira entre os discos?
2-Os dentes impelentes estão limpos e não estão gastos?
3-A área em volta dos dentes está sem sujeira?
4-A lançadeira esta limpa e lubrificada?
5-Todos os mancais foram lubrificados?
6-A barra da agulha foi lubrificada?
7-O nível do óleo esta correto de acordo com o marcador?
8-Os guias-linha não tem rebarbas ou estio estragados?
9-O orifício da chapa da agulha não tem rebarbas?
10-Não há linha na polia da máquina ou do motor?
11-O enchedor da bobina trabalha certo?
12-O pedal esta com a inclinação correta?
13-A posição da joelheira esta certa?
14-As ferramentas de manutenção estão completas e em boa ordem?

COMO PROCEDER SE OCORRER UM TRAVAMENTO POR FALTA DE ÓLEO.
CASO VENHA A FALTAR ÓLEO E A MAQUINA TRAVAR, PROCEDA ASSIM; PRIMEIRO VC DEVE ABRIR A PARTE TRASEIRA DA MAQUINA E JOGAR DESINGRIMPANTE( ANTI FERRUGEM) POR TODA A MAQUINA(POR DENTRO). VÁ FAZENDO MOVIMENTOS PARA FRENTE E PARA TRÁS NO VOLANTE DA MAQUINA E SEMPRE JOGANDO ÓLEO OU DESINGRIMPANTE. SIGA ESTES PASSOS ATÉ A MAQUINA DESTRAVAR COMPLETAMENTE. DEPOIS COMPLETE O NIVEL DE OLEO. A MAQUINA TAMBEM PODE TRAVAR SE A TELA QUE REVESTE A BOMBA DE OLEO ESTIVER MUITO SUJA E ISSO IMPEDE O OLEO DE PASSAR PELA BOMBA.
SE ESTIVER SUJO, TIRE OS PARAFUSOS QUE PRENDEM A TELINHA E LIMPE-A PARA OBTER UMA PERFEITA LUBRIFICAÇÃO.

COMO PROCEDER SE PRECISAR TROCAR A BARRA DA AGULHA.
NÃO É COMUM TROCAR BARRA DE AGULHA DE MAQUINAS RETA, MAS SE PRECISAR TROCAR PROCEDA ASSIM; MARQUE BEM A ALTURA DA BARRA QUE VAI SER TROCADA(MUITO IMPORTANTE) E DESAPERTE O PARAFUSO QUE PRENDE A BARRA. O PARAFUSO ENCONTRA-SE DE ACORDO COM A FIGURADEPIS DD
DEPOIS PUXE A BARRA PARA CIMA E TROQUE-A POR OUTR DE MESMO MODELO.COLOQUE A BARRA NOVA E DEIXE-A NA MESMA ALTURA QUE ESTAVA A BARRA ANTIGA. CONFIRA SE A LAÇADEIRA ESTÁ REGULADA, PORQUE AO TROCAR A BARRA PODE ACONTECER QUE TENHA QUE REGULAR A LAÇADEIRA.
 
 
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